Instituto do Câncer Infantil


O COMEÇO DE TUDO

O Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul foi criado em 1991, quando o médico oncologista pediátrico Algemir Lunardi Brunetto e o jornalista Lauro Quadros uniram esforços para criar uma instituição no Rio Grande do Sul voltada exclusivamente para o tratamento de crianças com câncer. Uma pequena sala do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) acolhia o grupo de voluntários.

 

A PRIMEIRA CORRIDA PELA VIDA

Marca registrada do ICI-RS, o maior evento da Instituição e uma das principais fontes de captação de recursos e de mobilização da comunidade, a Corrida pela Vida começou em 1993 e, desde então, reúne todos os anos milhares de participantes nas suas edições em Porto Alegre e outras cidades do interior do Rio Grande do Sul.

 

A PRIMEIRA GRANDE OBRA

O Serviço de Oncologia Pediátrica (SOP) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, hoje um moderno centro de referência médica na América Latina com mais de 1600 m² e 27 leitos. O SOP foi construído com recursos obtidos pelo ICI-RS através de eventos apoiados pela comunidade, parcerias e doações de empresas.

 

A SEGUNDA GRANDE CONQUISTA

Mais uma obra construída pelo ICI-RS com apoio da comunidade, a Casa de Apoio, localizada dentro do complexo do HCPA e com 54 leitos distribuídos em dois andares, é destinada para hospedagem gratuita das famílias de pacientes oriundos do interior do Estado. Antes desta obra, muitas famílias abandonavam o tratamento por não ter onde ficar.

 

ICI-RS COM SEDE PRÓPRIA

O prédio de quatro andares localizado na Rua Francisco Ferrer, próximo ao HCPA, foi construído com recursos próprios para abrigar a Sede do ICI-RS. Além da área administrativa, também reúne os serviços de atendimento aos pacientes, aos familiares e à comunidade em geral.

 

INÍCIO DA CENTRAL DE DOAÇÕES

Em 21 de junho de 2008 a Central de Doações do ICI-RS iniciou suas atividades com o slogan: “A gente liga para você se ligar na causa”. O projeto começou com menos de 20 pessoas e hoje é a principal fonte de captação de recursos da Instituição, empregando 30 operadoras e responsável por 61% dos recursos financeiros que garantem a sua sustentabilidade.

 

MAIS UMA OBRA

Em 2014 inicia-se uma nova conquista do ICI-RS: a construção do Centro Integrado de Apoio que unificará todas as áreas de apoio da Instituição.

 

REFERÊNCIA INTERNACIONAL NA CURA DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

O Projeto de Pesquisa “Rafael Koff Acordi” é referência no Brasil e em outros países através do Protocolo Sul Americano para o tratamento de pacientes com Sarcoma de Ewing. O Sarcoma Ewing é um dos tumores ósseos mais frequentes em crianças, adolescentes e adultos jovens.


21/08/2015 - Instituto do Câncer Infantil promove 18ª Corrida pela Vida de Gramado

29/08/2015 - Instituto do Câncer Infantil inicia venda de tíquetes antecipados para o McDia Feliz

30/10/2015 - Inscrições para a 22ª Corrida pela Vida serão realizadas até 8 de novembro

04/08/2016 - Inscrições abertas para a 23ª Corrida pela Vida do Instituto do Câncer Infantil

04/08/2016 - Instituto do Câncer Infantil (ICI) e Hospital da Criança Santo Antônio são participantes do McDia Feliz 2016

rcvrevistasocial@yahoo.com.br

(51) 3367.0521
(51) 98523.1146 (oi)    - (51) 98135.1095 (tim)



Desenvolvido por Thiago Piovesan