16/05/2016 - Projeto MAMAMOVÉL

O Mamamóvel é a Unidade Móvel do IMAMA (caminhão equipado com mamógrafo) que circula pelo interior do Estado para facilitar o acesso das mulheres à mamografia e às informações sobre a importância do diagnóstico precoce. O Programa Mamamóvel visa realizar exames de mamografia de forma rápida e com garantia de qualidade a uma população elegível e pré-determinada.

O Mamamóvel foi aprovado, em fevereiro de 2009, pela Comissão de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia para receber o certificado de qualidade da instituição. Com validade até janeiro de 2012, o documento atesta a eficácia do equipamento utilizado pelo IMAMA, fundamental para que seja possível alcançar bons resultados com o exame.

"A qualidade da mamografia é fundamental na luta contra o câncer de mama. De nada adianta fazer um exame sem poder confiar no resultado”, afirma a mastologista Maira Caleffi, presidente do IMAMA. A mamografia é um dos principais exames para a detecção precoce da doença – se descoberto cedo, as chances de curar o câncer de mama chegam a 95%."

Como surgiu?

 

A compra do caminhão se deu com os recursos provenientes das cinco primeiras edições do Encontro de Chefs de Cozinha do RS e o aparelho de mamografia e a reveladora foram doados pelo Rotary Club (Porto Alegre, Porto Alegre Bom Fim, Porto Alegre Beira-Rio e Fundação Rotária Internacional).

O Mamamóvel foi montado em julho de 2007 e, em agosto do mesmo ano, foi realizado o lançamento do Programa Mamamóvel na Ilha da Pintada em Porto Alegre. A manutenção do Programa, desde o seu primeiro ano, conta com o apoio do Banrisul.

 

 

Como é realizado o trabalho pelo Estado?

 

 

A Unidade Móvel do IMAMA atende municípios que se enquadram em, pelo menos, um dos requisitos listados abaixo:

Dificuldade de acesso da população ao exame;

Mamógrafos ou cotas insuficientes no município;

Alto coeficiente de mortalidade pela doença;

Comprometimento do gestor na busca pelo aumento dos índices de detecção precoce. 

As atividades do Programa Mamamóvel sempre são firmadas com organizações públicas ou privadas mediante um Termo de Compromisso, onde ambas as partes têm responsabilidades. O IMAMA, por exemplo, é responsável pela análise da mamografia (que é realizada por um profissional) e o contratante, pela entrega dos exames laudados às pacientes. Além disso, é imprescindível para a realização da parceria que o contratante garanta a continuidade do acompanhamento das mulheres atendidas pelo Mamamóvel caso necessitem de exames complementares e/ou tratamento.

Mais Informações

Carolina Machado - Coordenadora do Programa Mamamóvel

carolina.machado@imama.org.br

rcvrevistasocial@yahoo.com.br

(51) 3367.0521
(51) 98523.1146 (oi)    - (51) 98135.1095 (tim)



Desenvolvido por Thiago Piovesan